3.2.13

Aprendendo a economizar!



Eita assuntinho mais cri cri viu rsrs Principalmente quando se trata de "makemaníacas" de plantão como nós rsrs
Mas é mais que um bem, é uma necessidade aprender a se conter um pouco mais, a dar valor e administrar melhor o nosso dinheiro.
Já tem algum tempo que essa paixão por cosméticos e maquiagem começou ( o que foi uma bênção) pois nada melhor do que aprender a se cuidar melhor não é? Mas com isso veio o aumento do consumo desses produtos e confesso que muitas vezes sem necessidade.
No início desse ano refleti , coloquei  na balança e vi que deixei de fazer certas coisas que queria por conta de gastos desnecessários e esse gasto não se resumia só em cosméticos e maquiagens viu? Roupas e acessórios também são os culpados rsrsr
Depois dessa reflexão resolvi balancear e este ano estou fazendo esta postagem para incentivar vocês a fazerem o mesmo, ou seja, o intuito não é parar de comprar mas comprar o que realmente vai usar, o que é necessário (difícil né?) rsrsr. Mas vou já adiantar para vocês que já tem dado certo viu?

 O consumismo em excesso pode de início nos dar aquela sensação de prazer ou até mesmo de "poder", porém isso pode se transformar em preocupações, estresses e até desânimo. O consumo sem controle muitas vezes nos leva posteriormente à uma decepção, à falta de controle e até mesmo à uma depressão.
Pensando nisso é que resolvi fazer esta postagem para ajudar as pessoas que assim como eu amam comprar mas querem aprender a "maneirar" e a repensar suas atitudes em relação ao dinheiro.

Bom vamos lá, vou dar algumas dicas do que já tem dado certo para mim ok?
 
Se organizar para comprar:
Primeiramente fiz uma limpa nas minhas coisas, revirei várias gavetas da penteadeira e do guarda roupas, organizei tudo, mas tudo mesmo.



O objetivo é se livrar do que não precisa, ou do que não está usando, fazer doações e descobrir peças ou itens que estavam escondidos e não achávamos.
Acreditem que isso traz muita economia pois acabamos comprando coisas repetidas e sem necessidade muitas vezes por conta da desorganização. Então antes de comprar organize.
Uma outra dica é aproveitar o que tem, ou seja, não desperdiçar, aproveitar ao máximo os produtos. E para isso dou a dica novamente da organização, procurando os produtos que estão mais perto da validade e colocando à frente dos que tem maior prazo , evitando assim que eles vençam sem que o usamos por completo. Dinheiro é muito difícil de se ganhar para o jogarmos fora não é mesmo?

Antes de ir às compras: 




Antes de ir às compras, verifique se as peças não podem ser adaptadas. O lenço por exemplo pode ser nosso grande amigo na hora de montar um look diferente. O cinto pode transformar um vestido, ou dar um ar sofisticado em uma blusa simples e se você tem o dom da arte pode até mesmo customizar peças, modificando-as e transformando-as em peças diferentes em seu guarda roupas. Essa é uma ótima dica para economizar.

Criar lista: 

Essa estratégia eu adotei a pouco tempo e foi uma das que mais me surpreenderam com o resultado. E ainda faz parte do quesito "organização" aliada com o "planejamento". Tudo em nossa vida deve ter planejamento, é uma das coisas que tenho aprendido e surtido muito resultado.
Resolvi fazer listas do que eu realmente preciso, à medida que algo vai acabando vou anotando, ou à medida que me surge o interesse em algo. 
Fazendo isso eu posso reler tudo o que anotei e refletir se realmente tenho necessidade ou sé não é apenas por capricho. A lista é muito importante também na hora da compra dos produtos, eu não ando sem ela pois já sei qual é o meu foco. Antes entrava na farmácia para comprar algodão, por exemplo, e acabava esquecendo de comprar o bendito e trazendo outras coisas que nem tinha tanta necessidade assim, já com a lista em mãos eu não esqueço e dou ênfase ao que realmente preciso.  
Aqui dou exemplo de uma lista de compras, mas também estou começando a fazer a lista de todos os pagamentos, ou seja, de tudo o que preciso pagar naquele mês, de todas as contas, assim quando recebo o dinheiro já sei o quanto tenho que separar para o pagamento das dívidas, não me atrapalhando ou gastando com outras coisas que poderiam esperar.
Também é de grande valia fazer lista do que gastou naquele mês e se desafiar a comprar ainda menos no próximo se achar que ainda está exagerando. 
Isso pode parecer muita coisa a ser feita, mas garanto à vocês que funciona e com o tempo acaba fazendo parte da nossa rotina e sendo muito gratificante vermos os resultados positivos (e põe positivo nisso).
 Ainda mantendo a organização é necessário riscar ou dar um OK  no que já foi comprado assim evitamos comprar coisas repetidas e a lista pode servir de referência para a próxima compra.

Na hora de comprar:
Na hora das compras temos que ter em nossa mente a seguinte pergunta:

     " Eu realmente preciso disso?" 

Essa pergunta não pode se calar nunca rsrsr


 Procurar ir em um local onde venda só aquilo que você quer comprar. Os shoppings são grandes vilões para quem quer economizar, lá existem inúmeras lojas tentadoras e podemos nos empolgar em meio a tanta variedade de coisas. Pode-se reservar um ou dois dias no mês para se fazer isso, nunca se esquecendo de levar sua lista e a velha pergunta que não quer calar " Eu realmente preciso disso?".
 Não se empolgar com as placas de "PROMOÇÃO" exposta nas lojas, pois isso nos leva ao excesso, ao gasto desnecessário. Abrindo exceção somente para as coisas que realmente precisamos, claro.

 Outra dica importante é evitar levar vários cartões de crédito. Isso dá uma sensação de "poder", vários limites à sua disposição é muita tentação, então leve somente um de preferência o que tem menor limite. Dê preferência na medida do possível pelo pagamento em dinheiro, assim você vai eliminando dívidas futuras.



 Última dica e não menos importante: aprenda a guardar o que economiza, nem que sejam pequenas quantias, pois muitas vezes deixamos de guardar ou colocar em um cofrinho as moedas por exemplo, por se tratar de uma baixa quantia, mas de grão em grão... rsrs

Então foi isso meninas!
Espero ter ajudado vocês de alguma forma. Tem sido uma experiência e tanto para mim, tem funcionado muito e espero que funcione e sirva de incentivo para vocês!
Escrevam aqui em baixo as ideias de vocês também, me digam o que acham ok?
Grande beijo e até a próxima!   


4 comentários:

  1. to passando por essa fase de economizar... confesso que é dificil... mais to confiante que vou conseguir....


    beijinhoos amei o post

    www.tudoediferenteaqui.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força amiga vc consegue!!!! Beijos e obrigada por comentar!

      Excluir

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t   :u   :v   :w   :x   :y   :z   :A   :B   :C   :D   :E  

LinkWithin